Imagina que o teu bebé acorda de manhã e começa a chorar e isso, no exacto momento em que precisas de começar a despachar tudo para sair de casa e iniciar mais um dia de trabalho
Finalmente uma noite tranquila, após um dia de novas descobertas no parque.
O pequeno ainda falou de noite a dormir, mas neste sono até soltou umas gargalhadas. Nitidamente sai a mim, pois ainda hoje falo durante a noite, durante o sono.
Perguntava-me eu do que estaria a rir, e a sorrir voltava eu a adormecer também.
De manhã a rotina era ser o pai a acorda-lo enquanto eu me orientava com o pequeno almoço.
Nessa manhã, não sei porquê, fui apanhada pelo petiz que acordou rapidamente e chamou a minha atenção.
Olhou para mim… esboçou um sorriso e depois fez cara de querer qualquer coisa e começou a choramingar.
PÂNICO!!!: “Oh não… vamos chegar atrasados, porque ele não quer ir para a escolinha, porque quer ficar na ronha e em casa…” (Isto era o que eu poderia pensar como uma mãe que não conhece o programa Baby Signs®).
O que aconteceu na realidade foi que perguntei: “O que foi filho? O que é que tu queres?”
Ele, que já tinha a minha atenção explicou-me… com gestos Baby Signs® e fazendo o gesto de “Baloiço”.
Mais uma vez, soltei uma gargalhada enquanto lhe respondia:
“Queres ir andar de baloiço? Ainda estás na tua cama, acabaste de acordar agora… temos de ir mudar tirar a fraldoca da noite, vestir, beber leitinho e comer, e ir para a escolinha… mas de tarde, quando a mamã te for buscar vamos ao baloiço. Combinado?”
E assim foi… e, jamais devemos faltar a uma promessa feita ao nosso bebé.
O mais incrível é que ele conseguiu dizer o que queria sem recorrer a uma suposta “birra”, eu entendi perfeitamente o que ele queria porque ele usou a ferramenta Baby Signs® para eu o poder compreender.
E mais uma vez se assim não fosse eu jamais iria adivinhar que às 8 da manhã o petiz queria mesmo era andar de baloiço mal tinha acabado de acordar ainda a esfregar os olhos.
Um dos benefícios que o programa Baby Signs® proporciona é mesmo a redução de “birras” que nada mais nada menos são, necessidades mal entendidas pelos pais.
Para saberes mais sobre alguns destes benefícios lê: 7 benefícios…
E contigo como é? Quantas vezes percorres a “checklist parental” para chegares à conclusão que não é fome, nem sono, calor, fralda suja ou outra coisa parecida com estas, para depois teres que andar a adivinhar o que o teu bebé quer?
Tens alguma questão? Queres aprender sobre gestos para bebés? Deixa o teu comentário, ou entra em contacto directamente comigo.